Movie Time #22

em 21 de novembro de 2023


Memória Vila Zumbi


Informações Sobre o Documentário
Ano de lançamento: 2023
Duração: 30m40s
País: Brasil
Direção: Cecília Sizanoski Sanchez, Chananda Lipszyc Buss e Thiago Bezerra Benites 
Roteiro: Cecilia Sizanoski Sanchez, Chananda Lipszyc Buss e Thiago Bezerra Benites
Gênero: Documentário

Sinopse do documentário
Surgida em 1991, a Vila Zumbi dos Palmares se formou à margem da BR-116, pela ocupação irregular em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O seu nome foi sugerido por Maria da Luz, uma das líderes da ocupação, que comparou a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade das pessoas negras à luta pelo direito à moradia. Em 2005, o espaço se tornou parte do “Programa Direito de Morar”, projeto de urbanização das favelas no Paraná, e recebeu investimentos de cerca de 20 milhões de reais do governo estadual para obras de saneamento, revitalização, urbanização e regularização fundiária.

O Memória Vila Zumbi, realizado pela Agência Escola UFPR (AE), acompanha atividades realizadas pelo projeto de extensão "Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional: direitos sociais, inovação e disseminação de memórias de luta da Vila Zumbi dos Palmares (PDUR)". A iniciativa extensionista tem como ênfase as memórias comunitárias dos moradores, lideranças e gestores públicos da comunidade. Neste sentido, revelamos no curta-metragem as potencialidades do encontro entre a extensão universitária, a memória e a luta popular.

Sobre o documentário
E depois de tanto tempo, volto aqui com uma indicação um pouco diferente. Dessa vez no "Movie Time" venho sugerir um documentário e falar um pouco da minha relação com o tema.
Como dito na sinopse, a Vila Zumbi é uma 'favela' que fica em Colombo, região metropolitana de Curitiba e cidade onde eu moro atualmente. Cresci ouvindo que essa Vila era mesmo muito perigosa, nunca tinha ido para aqueles lados. Até que na busca frustrante e cansativa por um emprego em 2021, um parênteses aqui pra dizer que só quem vive o desemprego sabe o quanto isso nos desgasta, afeta nossa autoestima e nos trás inúmeros desafios; uma empresa que fica justamente nessa região entrou em contato comigo para uma vaga de trabalho, fiz a entrevista e passei. Estava desolada, sem esperança, ainda mais por estar mudando de área, não tinha experiência nesse novo ramo ainda, pós pandemia... aceitei!
Confesso que essa época foi muitooo difícil, primeiro porque o transporte era horrível. O último ônibus que passava era por volta das 8 da manhã e depois só ao final da tarde. Ou seja, se atrasar jamais. Quantas vezes na hora de ir embora ou ir para o curso na época, fiquei no ponto de ônibus sozinha no meio daquele lugar deserto. Cheguei a chorar inúmeras vezes. Não gostava do trabalho em si, era um lugar que não tinha absulutamente nada a ver comigo, muitas vezes me sentia inútil. Também não conseguia me aproximar das pessoas, me sentia totalmente deslocada.
Foi nessa época, em que eu mais precisei, que meu ex namorado me traiu e terminou comigo. Foi nessa época que em busca de tentar fazer algo, pedi para o meu pai ir todos os dias comigo me auxiliando a dirigir para tentar vencer meu medo. Ele gritava todos os dias comigo. Eu ia e voltava do trabalho chorando no carro. Foram dias insurpotáveis. 
Tenho um grande trauma dessa antiga empresa e dessa Vila por me trazer essas lembranças, tristes lembranças. 
Mas ao ler uma matéria falando que a UFPR havia feito um documentário sobre a Vila Zumbi fiquei bem tocada. De primeiro momento todos aqueles momentos ruins me vieram à cabeça, mas ao mesmo tempo achei sensacional em ver aquele lugar ganhando voz. Afinal, tem pessoas incríveis e admiráveis vivendo na Zumbi. 
Assisti reconhecendo todas aquelas ruas, assisti para tentar resignificar aquele lugar, do qual pretendo nunca mais voltar, mas que ao mesmo tempo não quero guardar um sentimento ruim atrelado aquelas pessoas que são tão batalhadoras. 
Mandei o documentário pra várias pessoas, minha mãe, popular do jeito que é, ficou mega feliz ao reconhecer no vídeo algumas amigas mensageiras da capelinho do bairro. 
Eu, como boa ex aluna da UFPR e formada em Audiovisual pelo IFPR, sem dúvidas achei um trabalho incrível. É muito bonito ver as gerações se conversando e mantendo a memória daquele lugar viva de uma forma positiva.
Sem dúvidas esse documentário mexeu comigo e eu não podia deixar de compartilhar aqui.
Esse post ficou muito mais pessoal do que o esperado, mas acho que arte é isso. É misturar a nossa vivência com algo bonito e que pode se transformar para melhor.

Recomendo demais assistir a esse trabalho, mesmo que você não seja de Curitiba e muito menos de Colombo. Mas a realidade mostrada no documentário que tem apenas 30 minutos representa a realidade de muitas regiões do Brasil.

Inclusive alguns moradores e as pessoas que participaram do filme, puderam assistir a estreia na Cinemateca de Curitiba. Uma ação muitoo legal, caso queira saber mais sobre isso, leia a matéria: Sessão exclusiva na Cinemateca exibe dois documentários sobre a Vila Zumbi dos Palmares.

Espero que gostem! 😍

Créditos

Caso você queria ver os posts anteriores do Movie Time, segue os links aqui em baixo:

01 ♡ 02 ♡ 03 ♡ 04 ♡ 05 ♡ 06 ♡ 07 ♡ 08 ♡ 09 ♡ 10 ♡ 11 ♡ 12 ♡ 13 ♡ 14 ♡ 15 ♡ 16 ♡ 17 ♡ 18 ♡ 19 ♡ 20 ♡ 21

14 comentários:

  1. Há gente boa e má em qualquer lugar. Acredito que em locais assim tem muita gente que pode ser amiga se precisar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Acho bizarro isso de não ter condução nos lugares, aqui no Rio tem lugares assim e é bem complicado real, só quem mora e trabalha sabe como é sofrido isso e é bacana ter o documentário e da voz essas pessoas.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito por essa fase complicada que vc passou. E é realmente muito importante dar voz e visibilidade pra esses lugares e pessoas né, que bom que tem gente fazendo documentários como esse por aí. Vou tentar assistir no final de semana.

    Beijo ♥
    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um documentário bem interessante. Fiquei curioso em assistir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. O fato de encontrar resignificação em algo que representava o negativo é extremamente importante. Espero que o novo significado seja de superação, de entender que o passado aconteceu e é mais um degrau na tua jornada.
    Aqui em Porto Alegre também tem lugares assim. Existe uma vila que está comprometida porque, como as construções não estão registradas, elas não existem no papel e, agora, um viaduto que atravessaria essa vila está com a obra embargada. Um problemão só. Existem também alguns quilombos em meio a prédios, é uma contradição urbana.

    ResponderExcluir
  6. Very interesting. I always enjoy your reading recommendations.

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria, sinto muito por essa fase tão conturbada que você passou. A gente não merece.
    Interessante o documentário. Nunca tinha ouvido falar dele e, na verdade, faz tempo que não assisto a um filme desse tipo. Deixarei a dica anotada aqui.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Val.
    Que interessante esse documentário para quem não conhece esse lugar. Sinto muito por tudo que você passou, mas pense que agora você é uma vencedora.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. I don;t know this movie but it seems to be worth to watch

    ResponderExcluir
  10. Amei a dica. Eu amo ver documentários de bairros e ver a beleza por trás do cotidiano e que bom que te ajudou a dar um novo olhar do lugar.
    Beijos
    Amei o post. Que lugar lindo e as fotos ficaram incríveis
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oiee!

    ótima sugestão! é importante termos consciência da vivência de outras pessoas, que muitas vezes não têm acesso ao básico que nós temos e mesmo assim continuam a sorrir e a tratar a todos bem.

    é preciso reconhecermos nossos privilégios e cobrar dos governos um olhar pra esse pessoal. um documentário como esse significa muito.

    vou tirar um tempinho pra assistir à noite.

    bj!
    Não me venha com desculpa - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Amei demais saber desse documentário. Acho que vale muito a pena conhecer um pouco mais da história vendo por esse ângulo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.