Love bombing: Como identificar?

em 1 de dezembro de 2022


Hey! Nosso segundo post sobre o love bombing ou o bombardeio do amor. Por favor leia o primeiro post sobre o assunto aqui.
Hoje vamos saber como identificar o love bombing. Eu vivi muitos desses sinais e claro que fui enganada, afinal, essa é a intensão do narcisista. Somente depois do término e de alguns meses e muitas conversas com várias pessoas pra perceber que aquilo que eu estava vivendo não foi saudável. 

Como identificar?

• Receber presentes com frequência
Gestos de amor exagerados, como por exemplo, enviar presentes inadequados para o seu trabalho. Tudo isso pode parecer inofensivo, contudo, o objetivo é fazer com que você pense que deve algo a eles. Isso pode ser uma estratégia para culpá-lo a ficar com eles, ou sentir uma sensação de obrigação para com eles, já que eles lhe deram coisas tão boas.

Eu sempre falava que não gostava de receber presentes sem motivo e muitas vezes presentes caros. Isso me incomodava muito, eu realmente me sentia mal e na obrigação de retribuir constantemente, era péssimo. E isso é diferente da linguagem do amor, por exemplo. Pois eu, falava que aquilo não me agradava e ele nunca me disse o contrário. 

• Pressão
Você costuma se sentir pressionado em relação aos planos do futuro? Esse é um dos principais sinais do love bombing. É comum que o parceiro insista em morar junto ou casar mesmo no início do relacionamento.

No dia do término, eu fui questionada porque não procurava lugar pra morarmos juntos, sendo que já tínhamos combinado que isso acontecia apenas daqui um tempo. Ou seja, era uma maneira de me fazer sentir culpada e justificar com algo sem sentido o erro que ele cometeu. 

• O parceiro exige respostas a todo momento
Por exemplo, se você não responder a uma mensagem por algumas horas, o seu parceiro se estressa e exige uma resposta o mais rápido possível.

• Sentimento de inferioridade
Ao receber tantos gestos de amor, é comum que a vítima desse comportamento se sinta inferior. Dessa maneira, você acredita que tem a obrigação de retribuir.

Eu me sentia assim o tempo todo. Me sentia inferior, sentia que tinha uma dívida com a pessoa e sentia que precisava retribuir o tempo todo. 

• Eles te dão elogios excessivos
Claro, todo mundo adora receber elogios, mas se o seu parceiro está obviamente exagerando e elogiando você sem parar, isso pode ser motivo de alarme, diz Kyle Zrenchik, PhD, terapeuta familiar e matrimonial licenciado e co-proprietário da All In Therapy Clinic. Diz também que os bombardeiros do amor usam essa tática para que sua autoestima e valor próprio se conectem à opinião deles.

Ele me elogiava o tempo todo, desde o dia que nos conhecemos. É legal por um momento, mas se torna realmente sufocante e com o passar do tempo e em mim causou um efeito rebote, afinal eu jamais poderia errar qualquer coisa já que ele me achava tão incrível assim. Errar era imperdoável. 

• Eles querem passar tempo com você sem parar
Se alguém está tentando passar um tempo excessivo com você, independentemente de suas obrigações ou compromissos com outras pessoas, isso pode ser um sinal de que eles estão tentando ansiosamente se mover o mais rápido possível com você, por exemplo, se você está ignorando obrigações familiares ou de trabalho, ou está perdendo outras coisas que quer fazer porque está passando muito tempo com um love bombing, isso pode ser um problema.

Eu gostava e gosto muito de ter meu momento, ficar sozinha ás vezes, fazer minhas coisas... E isso mesmo sem ser explícito o incomodava. Ele mesmo necessitava de atenção constante, ficava entediado ao ficar sozinho. Muitas vezes me senti culpada por querer ficar na minha, mas precisar estar com ele o tempo todo, pois ele necessitava de atenção.

 Eles o apresentam a pessoas importantes desde o início
Os love bombing podem apresentá-lo a pessoas que são importantes para eles, como filhos, familiares ou amigos próximos, logo após o encontro, diz Zrenchik. Eles podem fazer isso por alguns motivos: pode fazer você sentir que o relacionamento está ficando muito sério muito rapidamente. “Talvez eles tenham uma série de abandono desde a infância. Talvez tenham tido relacionamentos abusivos, então perpetuam a mesma coisa e tentam manter alguém cativo depois de fisgados”.

Isso aconteceu com a pessoa que ele está junto atualmente; em poucas semanas ela já conheceu a família e amigos próximos. 

 Eles se moldam para ser quem eles acham que você quer
Em alguns casos, um love bombing pode propositadamente tentar se transformar em seu par perfeito, sempre concordando com tudo o que você diz ou tudo o que quer fazer. A chave aqui é que esse comportamento não é quem eles realmente são, ou mesmo quem eles pareciam ser quando vocês se conheceram. Você pode notar inconsistências no que eles disseram quando se conheceram versus o que eles dizem e como agem agora.

Isso é um fato muito doido, pois aconteceram inúmeras situações em que ele tentou se adequar ao meu estilo por exemplo; lembro que um dia comentamos sobre o estilo rockabilly, onde os homens usam camiseta branca por dentro da calça e cinto, ele chegou com essa roupa quando nos encontramos, mas aquele não era o estilo dele. Percebi na hora que ele estava tentando se adequar a uma coisa que eu tinha comentado achar legal. Não achei bacana, porque é chato demais alguém ser o que não é. Atualmente ele se adequa ao estilo da outra pessoa, é algo muito claro e até um pouco assustador. E comento isso porque além de mim, muitas pessoas me falaram o mesmo.

• Eles dizem "eu te amo" muito rápido
Geralmente leva tempo para as pessoas se apaixonarem e se sentirem confortáveis ​​o suficiente para dizer isso. Embora varie para cada casal, o tempo médio que alguém leva para confessar seu amor é de cerca de três meses ou mais, enquanto um love bombing, por outro lado, pode dizer "eu te amo" em dias ou semanas. "Se parece muito cedo e bom demais para ser verdade, provavelmente é. O amor tende a levar tempo para se desenvolver e florescer, e não se baseia na percepção da outra pessoa de que você é perfeito." 

No começo ele realmente me fazia me sentir perfeita e isso foi justamente uma das coisas que eu disse quando começamos a namorar: eu não sou perfeita.

 Eles te culpam por ter limites
Zabienski diz que um love bombing pode ficar chateado e se sentir culpado se você estabelecer um limite, como pedir que ele se mova mais devagar no relacionamento, ou se você disser que ainda não se sente pronto para dizer "eu te amo" de volta.
Por exemplo, eles podem dizer algo como "uau, achei que tínhamos algo especial" ou "achei que você fosse diferente, mas você é igual a todo mundo".

 Eles se comprometem com você super rápido
Se um love bombing se comprometer com você como namorado ou namorada logo após o encontro, pode ser uma bandeira vermelha. Zrenchik diz que isso pode indicar que a pessoa não tem consciência de seus limites e que pode alternar compromissos com frequência na vida.

Geralmente o love bombing é feito por pessoas que têm um histórico de relacionamentos abusivos, são narcisistas ou têm um estilo de apego ansioso. Fique atento a sinais de bombardeio de amor ou quaisquer outras bandeiras vermelhas para garantir que seu relacionamento seja saudável.
Até o próximo post e fiquem bem! 💖

Leia os outros posts sobre o assunto:

• Como identificar o love bombing?

Créditos

15 comentários:

  1. Oi Valéria, interessante o post. Acho que na sua situação eu ficaria tão incomodada quanto, mas também não sei se conseguiria sair do relacionamento. Geralmente mensagens excessivas me assustam tanto que eu saio correndo mesmo quando não há um relacionamento. Sou campeã em "dar perdido" a mensagens de estranhos nas redes sociais, ou pelo menos era até eu fechar as PM pra quem eu não sigo de volta.
    É um assunto bem sério que precisa ser exposto. Parabéns pela atitude de trazer o tema ao seu blog dessa maneira!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Posts sobre esse assunto é muito interessante e útil. Sabendo identificar o comportamento, fica mais fácil evitar esse tipo de relacionamento.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  3. Só de ler me senti sufocada, é muito sério e nada saudável e leve, eu sinto muito mesmo que teve que passar por tudo isso, mas olhe para o lado bom, você aprendeu e com todo o respeito pela pessoa dele, você foi livrada de ter um futuro com uma pessoa que só poderia te machucar, desejo que ele se cure disso, pois uma pessoa assim não esta bem, tem algo de errado que ela precisa tratar, e que você fique bem e seja feliz, esqueça o que passou e se sinta feliz por ter sido livrada disso, sei que não é fácil mas de uma coisa com toda certeza tenho como eu escrevi algumas vezes, isso vai passar, que um dia será apenas lembranças para aprendizado, creia nisso! E daqui um tempo não se entregue para qualquer um, mesmo que aparentemente pareça que ele seja "perfeito", se valorize, precisamos nos valorizar, a pessoa certa não ira desistir fácil de você, ela não vai impor coisas, ela vai lhe fazer bem.Ótimo final de semana Valéria ♥

    Cissy Blogue!

    ResponderExcluir
  4. Só de ler eu comecei a me sentir mal, assim como você eu também amo o meu espaço a sós comigo mesma, e ter que passar o tempo todo acompanhado me parece ser sufocante e tira o nosso espaço pessoal, de aproveitar a nossa própria companhia.
    Acredito que com o que viveu muitos aprendizados virão dessa experiência.

    Ps.: estou gostando de saber um pouco sobre o Loving Bomb.

    ResponderExcluir
  5. Que estranho reconhecer um padrão e saber que existe um nome pra uma coisa que eu nem reconhecia.
    Pra mim, é muito estranho esse tipo de comportamento já que eu acho que não é tão consciente que a pessoa tenha essas atitudes, mas ainda assim, eles repetem o padrão com todas as pessoas que se relacionam como se fosse um roteiro.
    Eu adorei o post
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Va. É engraçado como ao ler cada tópico, eu me peguei pensando em exemplos e situações que já aconteceram comigo em relacionamentos passados. Infelizmente eu também não havia percebido isso na hora, porque quando estamos dentro do relacionamento queremos acreditar que a pessoa é diferente daquilo que a nossa intuição e as pessoas dizem. É muito importante saber que existe esse tipo de pessoa quando se trata de relacionamentos, para que a gente perceba os sinais enquanto ainda dá tempo de se afastar. Depois que a gente fica com o coração todo remendado e demora mais tempo para confiar nas pessoas novamente é muito difícil escolher alguém para machucar de novo. Agora já estou informada sobre love bombing, extremamente necessário. Beijo e bom final de semana (♡)

    ResponderExcluir
  7. Very interesting topic and I'm sure it was very hard to be in a relationship with such a person.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana e informativa essa postagem. As vezes a gente se coloca em situações que só percebemos quando saímos delas, porque quando estamos vivendo não conseguimos identificar ou não conseguimos ver.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. É muito interessante isso, to amando você trazer esse assunto que deve ser muito divulgado porque é de extrema importância principalmente hoje em dia que qualquer coisa as pessoas acham que é o relacionamento perfeito

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Esses posts mostram que o amor pode ter seu lado doentio. Legal eu me inteirar desse assunto.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.