Love bombing ou bombardeio de amor

em 24 de novembro de 2022


Como vocês sabem eu passei por um fim de relacionamento bem conturbado e que me abalou ao extremo. Conversando com amigas, psicóloga e demais pessoas, chegamos a conclusão de que eu estava me relacionando com uma pessoa narcisista e a forma do término demonstrou muito bem isso.
É engraçado, porque quando eu estava no relacionamento eu não fazia ideia disso, eu mal saberia explicar o que seria uma pessoa narcisista até ter vivenciado tudo na pele.
Uma amiga comentou comigo sobre o "love bombing" ou "bombardeio de amor" fui pesquisar mais sobre e fiquei chocada, porque fez total sentido pra mim. Até então eu nunca tinha ouvido esse termo.
Como forma de alerta venho compartilhar aqui no blog três posts sobre o assunto: 

• O que é love bombing?
• Como identificar o love bombing?
• Fases do Narcisista

É algo muito sério, importante e pouco se falado. Além de explicar mais sobre o assunto, também vou comentar sobre a minha experiência e o que eu vivi.
Por isso acompanhem o blog e essas postagens e enviem para quem vocês acham que precisa saber sobre o assunto.

O que é love bombing?

Mensagens carinhosas, áudios com declarações de amor, buquês de flores, presentes sem motivo especial. Demonstrar que se ama alguém não é um problema, mas quando a frequência desse comportamento flerta com o exagero merece atenção. Um olhar mais apurado fora da superfície pode observar nessas atitudes a mais pura expressão do chamado love bombing ou bombardeio de amor, que é uma tentativa de influenciar uma pessoa por meio de demonstrações de atenção e afeto. Pode ser usado de diferentes maneiras e para fins positivos ou negativos. Psicólogos identificaram o love bombing como uma possível parte de um ciclo de abuso e um comportamento egocêntrico que pode se encaixar no transtorno de personalidade narcisista.
Quem recebe essa “bomba” de amor se sente especial, amado, valioso e digno, componentes que contribuem para aumentar a autoestima de uma pessoa. Isso ocorre pois essas ações ativam a dopamina e endorfinas (hormônios do prazer e bem-estar). Porém, apesar de você se sentir num pedestal, as intenções de uma pessoa que pratica o love bombing são contrárias. O intuito é fazer com que o parceiro seja totalmente dependente, colocando-se em uma posição em que possa ser controlado. Assim, quanto mais a vítima de love bombing se sente “feliz” o indivíduo reforça essas atitudes. Pois trata-se de algo que ele necessita constantemente, para que suas fraquezas não sejam expostas.
Mais do que para agradar o outro, a "overdose" de afeto pode ter como objetivo chamar a atenção para si mesmo. "Essas pessoas sentem uma intensa necessidade de serem notadas como superiores e têm sentimentos e pensamentos de grandiosidade", comenta Adriane Branco, psicóloga especialista em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental).
Em princípio, quem apresenta o perfil love bombing encanta o parceiro de uma maneia muito especial: "A pessoa se sente amada e desejada como nunca foi antes, porque os narcisistas podem proporcionar experiências afetivas, sexuais e de cuidados inéditas", afirma Elaine Di Sarno, psicóloga especializada em avaliação psicológica e neuropsicológica e em TCC, ambas pelo IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Nem todo comportamento "love bombing" camufla um transtorno narcisista, mas em geral encobre uma personalidade frágil de alguém que, para garantir sua zona de conforto que promove a sensação de grandiosidade, tende a buscar parceiros com baixa autoestima. 
O perigo está nas cobranças que surgem após um tempo, nas frustrações que podem vir no pacote e ainda, na cegueira que continua quando o outro se torna alguém inventado pelo par e a todo custo precisa se encaixar no modelo.

É muito doido ler tudo isso, porque eu percebo real que vivi o love bombing. Meu namoro começou sendo um "amor a primeira vista" vindo da outra pessoa, claro, sempre muito intenso, enquanto eu estava querendo ir com calma. Eu sempre fui uma pessoa com uma autoestima não tão boa, a outra pessoa também, porém se mostrava sempre muito superior. Mas como nunca ninguém havia me tratado tão bem naquela maneira, eu acreditei! Me sentia especial e única, mas não era sincero. Minhas amigas me disseram que em muitos momentos eu fui "cega" e não percebia muita coisa que quem estava de fora via. Ao final do relacionamento ele já tinha me sugado tudo o que queria, e eu já não me encaixava mais no que ele precisava. Eu não conseguia mais me encaixar no modelo de pessoa que ele desejava.

É possível prever o bombardeio de amor de alguém? 

Não, mas é possível reconhecê-lo aos poucos, quando as atitudes se tornam exacerbadas. "Se quem é o 'alvo' perceber que há exagero nas demonstrações de afeto e isso incomoda, deve pontuar de maneira assertiva, deixando claro que determinadas ações não são necessárias." 

Eu sempre falava que não gostava de receber presentes por nada, isso me incomodava muito. Mas isso inclusive, foi jogado contra mim quando o relacionamento acabou. Como se eu fosse a culpada por não gostar de ganhar presentes sem necessidade ou optar por não comemorar meu aniversário, por exemplo. Eu odiava ser colocada em um pedestal, óbvio que no começo eu não percebi isso. Mas com o passar dos meses isso se tornou sufocante.
Outra coisa me fez total sentido e só depois de meses eu percebi, é que a pessoa manipuladora e narcisista faz a vítima se sentir culpada, esse é sempre o objetivo. Era assim que eu me senti várias e várias vezes.

Um indivíduo com transtorno narcisista estará sempre em busca de alguém que supra suas necessidades, ou seja, de um par que o admire e o venere por suas "qualidades" apresentadas. Cada vez que perceber que não é o centro das atenções da outra pessoa, poderá encontrar maneiras de desqualificá-la, abrindo a brecha para uma relação abusiva. 
"Se relacionar com um love bombing é certamente nocivo à autoestima e ao bem-estar emocional, e pode levar ao agravamento da autoconfiança, como também afetar perspectivas futuras e provocar isolamento social, auto depreciação, sensação de incapacidade de romper o relacionamento e até mesmo danos à saúde mental, com a evolução de quadros ansiosos e depressivos", avisa Di Sarno. 

Eu sempre o elogiava, falava que o admirava, e era verdade, mas ao mesmo tempo também era o que ele queria; pois eu o venerava pelas qualidades que ele demonstrava ter.
Sem dúvidas eu me sentia muito inferior à ele, passei a me sentir burra de um jeito muito ruim. Desenvolvi ansiedade e depressão por conta de tudo o que aconteceu.

Por isso eu digo que é algo muito sério e que quem está dentro não percebe isso. Fiquem atentas a declarações exageradas ou cedo demais. E compartilhem essas informações. 
Em breve vou trazer mais sobre o assunto. 

Fiquem bem! 💖

Créditos

20 comentários:

  1. Są ludzie, którzy są bardzo mili. A potem to Ty czujesz się winna ze byłaś po prostu sobą.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem fazia ideia de que isso existia, sinto muito pelo que tu passou :( olhando assim, por fora, faz muito sentido. Amei o post explicativo, fica um ótimo alerta. Fica bem, amiga <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia esse tipo de conteúdo. Não sabia que o nome era para mensagens de afeto. Amei conhecer.
    Faz mais posts assim, achei muito bacana, muito interessante.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oiiii <3 eu to muito feliz pela suas conquistas a cada dia!
    Ver você enxergando as coisas, ver você entendendo, isso é muito bom! Infelizmente, você passou por isso, mas está preparada para não passar novamente.
    eu não conhecia o termo, mas com certeza eu vou ficar mais atenta.

    você é uma pessoa incrível linda e que merece o mundo!Fique bem também! <3
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  5. É bom ver que você está melhorando a cada dia e buscando conhecimento. Eu não conhecia o termo love bombing e nunca tinha visto nada sobre o assunto antes. Nessa vida tudo que é exagerado, tem algum problema.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho importante abordar esse tema, ainda mais você é prova viva do que é ser vítima de love bombing. Nunca gostei de provas de amor exageradas sabe? Me sinto sufocada e como dizia a minha avó: "Tudo o que é demais, derrama."
    Você merece um cara que te ame, respeite a sua individualidade e te aceite do jeito que você é.
    big beijos lindona.

    ResponderExcluir
  7. Olá Val!
    Lendo sobre o fim do seu relacionamento e tudo o que você passou.. somente no final que percebemos os erros. Eu por exemplo vivi em um relacionamento abusivo durante sete anos e só foi cair a ficha no fim. Hoje, vejo que eu poderia ter evitado certas coisas no começo.. mas eu não percebi..

    Espero que esteja bem..

    Beijos,
    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. Well said. One should look for these warning signs when combined with other behavior. As stated not all love bombing is bad and has been around since the dawn of time just a new expression for it. I never liked love bombing be it for negative or positive reasons it is just too much for me and always made me uneasy. I think genuine affection and respect between partners is the foundation of a good relationship. Really what you are looking for is a good friend. Good friends care and love one another and it is understood there is no need for love bombing...

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, eu não conhecia esse termo e parando para pensar se encaixa totalmente numa experiência que tive. Eu sou muito reservada e pé atrás com relacionamentos e não gosto de muito grude nem nada do tipo, e o cara fazia esse bombardeio de amor e de querer mostrar o quanto gostava mais que eu. Era tão incômodo que eu sempre fugia e depois ficava me cobrando achando que o problema era eu por não reconhecer "um cara legal", chegava a pedir desculpas e pegar a culpa.
    Acho que quando já saímos na situação conseguimos ver mais claramente até as pequenas manipulações que pareciam inofensivas.
    Sinto muito por tudo o que você passou.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É libertador e ao mesmo tempo assustador perceber, após o término de um relacionamento, que a gente estava com uma pessoa que achávamos que era uma coisa e na verdade foi outra.
    Eu não sou muito fã de demonstrações de afeto sem sentido. Gosto de carinho e etc, porém também gosto do meu espaço pessoal. Para dar uma equilibrada e não me sufocar...
    huahuahuahuahuahua
    Mas eu não conhecia o loving bomb...
    É de verdade meio assustador... O.O

    Blogger | Pinterest

    ResponderExcluir
  11. I always tried to avoid narcissistic persons, because they are toxic. It's great how you analyze this ended relationship, very wise post.

    ResponderExcluir
  12. Oi Valéria, eu já tinha visto alguns vídeos sobre narcisistas, agente nunca imagina que está vivendo ao lado de uma pessoa com esse traço. Uma pena que quando descobrimos muitos danos a saúde emocional foram causados. Espero que você esteja numa fase boa e que fique bem!
    Bjs ♥
    http://www.silalmeida.com/

    ResponderExcluir
  13. I didn't know this term, it's great that you write about it, because other people, like me, can find out about it. The conversation is important and knowing the source of the problem is half the battle. Thank you for your post and for sharing it with us. You are a wonderful girl, you are very inspiring, I love looking at your photos and reading your posts!
    Greetings from Poland :)

    ResponderExcluir
  14. Também passei por poucas e boas que me ensinaram esse termo. Te ver procurando e entendendo mais sobre essa manipulação me deixa muito orgulhosa de ti. Superar um término é difícil, precisa de muita força e coragem... você está nessa trilha e com essa sequência de posts além de provavelmente se sentir um pouco melhor, você vai ajudar várias pessoas. Nem eu, nem você, nem suas leitoras... ninguém deveria sofrer por causa de algo assim.

    Fique bem! Abração!!

    ResponderExcluir
  15. Que alerta incrível e necessário, eu realmente não conhecia isso e é bom ser falado e divulgado, muito bacana da sua parte compartilhar isso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  16. Que atitude necessária, Val. Que bom que você está trazendo essa conscientização por aqui. Nunca li sobre o tema e achei muito válido. Ótimo post, muito importante.

    Abraços pra você,
    Any.

    ResponderExcluir
  17. Olha, é muito sério né... lendo post só tive mais consciência de que existem muitas pessoas que na verdade ainda não estão bem e saudáveis por dentro para terem um relacionamento e não sabem disso e consequentemente acabam ferindo o parceiro, é muito sério, por isso em relacionamentos eu continuo a afirmar que por mais que exista o sentimento que faz parte obviamente temos sempre que tomar decisões com a cabeça e não com a emoção. Fique muito bem, tudo passa sem dúvidas alguma ♥

    Cissy Blogue!

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante esse assunto e a forma que você abordou.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.