Piebaldismo

em 13 de março de 2019


Vocês sabem o que é Piebaldismo? Eu mesma até pouco tempo não fazia ideia do que era. Até que minha amiga e fotógrafa Caroline fez um ensaio belíssimo com a Letícia e comentou comigo que seria legal eu fazer um post falando mais sobre isso ilustrado com as fotos que ela registrou, achei uma ótima ideia e hoje aqui estou! 

Mas afinal o que Piebaldismo?
Piebaldismo é uma condição genética, hereditária, que afeta a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Não causa nenhum problema à saúde ou à expectativa de vida da pessoa. Caracteristicamente, os indivíduos com piebaldismo apresentam desde o nascimento áreas despigmentadas (brancas), que costumam se localizar na face (principalmente na fronte), podendo afetar também áreas do couro cabeludo e o cabelo, assim como cílios e sobrancelhas. É comum que haja múltiplas áreas despigmentadas em outras partes do corpo. Essas áreas não crescem ao longo da vida, a condição não é contagiosa, e o único cuidado necessário é proteger a pele despigmentada da exposição solar, pois há risco maior de câncer de pele.







É bom saber que apesar de tudo hoje em dia as pessoas independente de suas características são aceitas do jeitinho que são.  Se aceitar, se amar e respeitar o outro é um assunto mais falado e mais entendido hoje em dia. Ainda existe sim muito preconceito que vem de diversas formas, mas ao meu ver os jovens principalmente estão em busca do amor próprio e o mais legal é que as pessoas se incentivam à isso, mesmo que não seja algo fácil. Por isso é muito bacana mostrar que existem diversas formas de beleza por aí, belezas peculiares e únicas e que devem ser respeitadas e admiradas tanto quanto a já conhecida "beleza padrão". 
Falando um pouco sobre a Letícia; ela mora aqui em Curitiba, tem 23 anos, é formada em Letras e faz mestrado em Estudos Literários. Nunca teve dificuldade de aceitação, sempre se amou. E o único cuidado mais específico é mesmo com a pele, que é sensível, então precisa passar bastante protetor solar.
Ela também ajuda uma página no Instagram postando fotos de pessoas que tem o piebaldismo, bora curtir lá @humanswithpiebaldism :)






"... mas gosto de pensar que, se alguém me desenhou (eu adoraria que Conrad Roset tivesse me desenhado), o pintor ia deixar o desenho sem pintar, mas então decidiu pintar com aquarela, respingou uns pingos de tinta meio-bege-meio-marrom-meio-salmão dentro dos traços que delimitam meu corpo, gostou do resultado e deixou assim, sem espalhar a tinta pelo papel, pra dar uma variada na pintura epidérmica do ser humano." 






"O sol escurece e avermelha a pele. Os corpos (humanos ou não) a tocam, a arroxeiam, a coram. Há peles com sinais de nascença. Há peles com cicatrizes, com estrias, com sardas, com manchas, com espinhas, com verrugas, com cravos. Há quem desenhe na pele. A pele carrega História, seja a história imediata da vida que habita aquela pele ou a história das peles ancestrais que viveram para dar vida à pele-atual-imediata."

A pele que habito, palavras da Letícia.







Espero que tenham gostado das fotos, das informações e do post num geral porque eu gostei muito de compartilhar isso com vocês! ♥

Acompanhe a Carol nas Rede Socias

Acompanhe a Letícia nas Rede Socias

47 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nisso até conferir essa postagem! Achei bem bacana saber o que é e o porque disso!
    Achei a Letícia linda, e as palavras que ela citou, são incríveis! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Que linda! E ainda não conhecia essa condição, só conhecia o albinismo mesmo. Mas agora lendo sua postagem, acredito que um primo meu que já faleceu, tinha essa condição genética. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar mas conheço pouco pois não tenho ninguém perto que tenha isso. Mas é lindo e precisamos bater palma para quem traz esses trabalhos maravilhosos para nos mostrar, como a fotógrafa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que post incrível! Que fotos incríveis! Eu já vi pessoas assim, mas não sabia o nome da doença. Gostei muito de saber. Parabéns!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  5. As fotos ficaram incríveis e que bom que a sua amiga falou que seria legal trazer esse tema.
    Eu mesma não fazia ideia, não conhecia nada sobre o assunto.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  6. Que click inscriveis, eu não conhecia tão afundo.
    Que demais você trazer e compartilhar essas informações.
    Adorei!

    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post, não conhecia o Piebaldismo.
    Amei as fotos e fico super feliz sobre a aceitação da Leticia sobre seu corpo.
    Temos que nos amar.
    E grandes palavras dela sobre "A Pele que habita em nós".

    Abraços e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia o que era Piebladismo.
    A sessão de fotos ficou linda! Fico feliz em saber que ela nunca teve problemas de aceitação, afinal ela é linda do jeitinho que é ♥

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  9. Adorei o ensaio. A modelo é linda e as fotos ficaram ótimas. Não sabia também o que era piebaldismo, bem interessante seu post.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  10. A modelo é linda e eu adorei as fotos dela!
    Não sabia sobre essa doença, se você não tivesse explicado tão bem, eu diria que era vitiligo.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Que fotografias lindas. E é uma forma muito bacana e inspiradora de combater certos tabus. O resultado ficou demais!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Diferente e linda! Não sabia dessa doença, realmente deve ser bastante cruel tomar sol e ter que tomar muito cuidado. Esse ensaio ficou maravilhoso, bem desconstrutor, mostrando que todo mundo tem a sua beleza, de forma única. Adorei ver isso <3. Muito legal!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  13. Beautiful photography and model. I love how today people are becoming more open to what beautiful is. Today we have albino and psoriasis models. Beauty exists in all shapes and forms.

    ResponderExcluir
  14. obrigada pelo comentário <3
    ainda não conhecia! que fotos lindas :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Val
    Que post bonito. Divulgação sobre um problema que afecta a auto estima mas muito bem aceite pela tua amiga. As fotos estão belas.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  16. Amei amei as fotos, que post lindo meu deus!! Eu não conhecia a condição, mas acredito que o importante é que ela não é perigosa e que aceitação e amor próprio supera tudo!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  17. AAAh que amor de post Váleria! Eu não sabia sobre essa condição, conheço um pouco sobre o vitiligo e o albinismo, mas não sabia sobre o piebaldismo. A Leticia é linda e eu gostei muito do trabalho dela de conscientização e do seu em forma de divulgação.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia sobre isso. As fotos estão maravilhosas e a modelo é muito linda. Realmente devemos nos amar e eu amei quando você falou sobre pintura, achei fofo sua observação. ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia essa condição genética. Só tinha ouvido falar sobre albinismo e vitiligo. A modelo é realmente muito linda e as fotos ficaram maravilhosas. Fiquei apaixonada pelas cores do cabelo dela.
    Gostei muito desse post sobre a importância de se amar e se aceitar.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  20. A Letícia é linda e esse ensaio ficou maravilhoso, eu não tinha conhecimento sobre o piebaldismo até ler o seu post Valéria que bom que compartilhou conosco.
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  21. Que post incrível! Eu nunca tinha ouvido falar sobre piebaldismo, mas estou feliz por não só saber que essa palavra existe, como saber o que significa. As fotos ficaram lindas, aliás a Letícia é linda!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar dessa peculiaridade! Que garota lindíssima. O colorido do cabelo dela deu todo uma charme no visual também. Já acessei o insta, lá. Beijos \o

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu gostei demaaaais!
    Nunca tinha ouvido falar dessa condição.
    Achei o ensaio lindo! Meus parabéns a sua amiga pelas fotos e á modelo também por se expor e mostrar que cada uma tem sua beleza, e de fato, ela é linda.
    E parabéns a você por trazer isso no seu blog.
    É muito importante essa sororidade.
    Beijos!!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  24. O post está muito bom, já para não falar das fotos :o

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia, como a maioria pelo que percebi através dos comentários. ótimo post, muito interessante.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu conheço algumas pessoas com essa característica, mas não sabia o nome que se dava. Eu acho que as pessoas devem se cuidar, por questão de saúde, mas assumir o que tem para o mundo, assumir seu corpo do jeito "que veio da fábrica". Se a gente não se amar, quem vai nos amar nesse mundo? Eu achei seu post super interessante, para que mais pessoas saibam e possam respeitar as diferenças das pessoas a nossa volta.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  27. Eu não gostei das fotos, simplesmente AMEI <3
    Tô sem palavras para essas fotos e ao que ela transmite.
    A Letícia é linda do jeitinho que é, essa condição genética a torna especial.

    Não conheço ninguém assim com essa característica, na verdade nem conhecia a mesma.

    Beijos ♥
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia esse termo! Essas fotos ficaram incríveis, a modelo é linda!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  29. She is very beautiful <3
    i love the photos and i think its an amazing post!
    kisses sweetie!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  30. Não conheço ninguém com piebaldismo nem estava familiarizada com o conceito.Mas ss fotos ficaram maravilhosas, a Letícia é linda! :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  31. Oie,
    Gostei bastante do ensaio e das informações que você trouxe. Já vi algumas pessoas com essa condição e de forma aparentemente mais acentuada que a da Letícia, mas não sabia do termo.
    Acho que o preconceito ainda está muito enraizado hoje em dia sim. Alguns de forma explicita e outras com um preconceito velado. Ainda temos muito pelo que lutar.
    Visitei o instagram humanswithpiebaldism e achei as fotos muito lindas.
    Muito bom o post. Parabéns!!
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  32. Que post incrível! Não conhecia essa condição, adorei conhecer a saber mais sobre, além das fotos que ficaram lindas e gostei muito das palavras da Letícia, e como você disse no post, essa fase em que vivemos buscamos mais a aceitação e menos o julgamento, acho isso incrível!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oie, td bem?
    Não conhecia sobre essa condição e achei as fotos incríveis! Adorei conhecer um pouco sobre a Letícia também, foi inspirador!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia essa condição genética mas já vi na rua pessoas com ela. Sabia que não era nada contagioso, mas me despertou curiosidade. Gostei da forma como a Leticia descreveu, mas também me fez lembrar sardinhas, sabe? Adorei as fotos! Ficaram lindas! Sua amiga mandou muito bem!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia essa condição genética, achei incrível as fotos e as palavras dela.


    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  36. Que linda, ainda não conhecia esse essa condição.
    Esses dias assisto What Would You Do? e era sobre vitiligo e lendo eu lembrei agora, e deve ser super chato ter que ficar explicando o que tem para outras pessoas e que não é contagioso ou algo do tipo.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Já tinha ouvido falar sobre esta condição genetica(mais foi bastante interessante saber mais através do seu post).As fotos ficaram lindas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Very beautiful model and photos!

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/03/anastasia-beverly-hills-liquid-lipstick_15.html
    Giveaway MAC Velvet Teddy Lipstick - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/03/mac-velvet-teddy-lipstick-giveaway_1.html

    ResponderExcluir
  39. So interesting! Now I know about it.
    Beautiful photos!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia sobre e achei interessante demais esse post. Fotos lindas, mulher maravilhosa.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  41. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre isso. E é muito bom chegar aqui e ver o carinho com que você cuidou do tema. Ótima semana!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. i am ERIC BRUNT by name. Greetings to every one that is reading this testimony. I have been rejected by my wife after three(3) years of marriage just because another Man had a spell on her and she left me and the kid to suffer. one day when i was reading through the web, i saw a post on how this spell caster on this address AKHERETEMPLE@gmail.com have help a woman to get back her husband and i gave him a reply to his address and he told me that a man had a spell on my wife and he told me that he will help me and after 3 days that i will have my wife back. i believed him and today i am glad to let you all know that this spell caster have the power to bring lovers back. because i am now happy with my wife. Thanks for helping me Dr Akhere contact him on email: AKHERETEMPLE@gmail.com
    or
    call/whatsapp:+2349057261346










    i am ERIC BRUNT by name. Greetings to every one that is reading this testimony. I have been rejected by my wife after three(3) years of marriage just because another Man had a spell on her and she left me and the kid to suffer. one day when i was reading through the web, i saw a post on how this spell caster on this address AKHERETEMPLE@gmail.com have help a woman to get back her husband and i gave him a reply to his address and he told me that a man had a spell on my wife and he told me that he will help me and after 3 days that i will have my wife back. i believed him and today i am glad to let you all know that this spell caster have the power to bring lovers back. because i am now happy with my wife. Thanks for helping me Dr Akhere contact him on email: AKHERETEMPLE@gmail.com
    or
    call/whatsapp:+2349057261346

    ResponderExcluir
  43. Nossa eu achei essas fotos incríveis demais da conta! A Letícia é muito bonita. ♥ E eu até já conhecia o piebaldismo, mas eu nunca havia lido sobre. Esse post é maravilhoso!

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.