A falta de reciprocidade

em 9 de dezembro de 2015


Esse é um assunto que me incomoda muito e a muito tempo. A frieza que algumas pessoas tem ao serem elogiadas, questionadas ou apenas quando ignoram um papo legal me tira do sério. Vamos falar apenas da vida virtual; okay eu sei que isso também acontece na ‘vida real’, mas aí é diferente; pelo menos você pode perceber a expressão da pessoa, nota se ao puxar assunto está incomodando ou não, enfim são diversas situações. Já na internet para mim a impressão que fica quando uma pessoa não responde uma pergunta, não agradece a um elogio é a de ser uma pessoa mal educada e que ‘se acha’. Ou seja, ela não precisa agradecer pois sabe que é bonita, estilosa etc etc. Agora se alguém ousa a dizer que não curtiu o modo como a foto foi tirada, por exemplo, ou apenas diz que prefere de outra maneira ou então fala ‘na cara’ qual é a impressão que aquela pessoa passa, aí sim é motivo para responde-la e começar uma discussão, afinal a vida da pessoa tem que parecer perfeita na internet, mesmo que não seja, isso é outra coisa que eu odeio; não tem problema em reclamar sua vida na internet e expressar sua tristeza vez ou outra, porque pra mim se você só posta coisas fofas em todas as redes sociais sua vida ao meu ver é fácil e linda, simples assim! Todo mundo tem aquele dia em que a melhor sensação do mundo é descarregar sua raiva no Twitter, até porque é melhor no Twitter do que na vida, digamos assim. 
É claro que o equilíbrio é sempre a chave de tudo nessa vida. Ninguém precisar aguentar alguém que só posta coisas tristes e depressivas na sua timeline nem aquele cara chato que exagera nos elogios mesmo você respondendo ele com apenas um emoticon de joinha (sim eu faço isso porque tenho pena de simplesmente parar de responder ou então de falar: ‘cara, para de encher o saco, eu não quero nada com você’). Mas acho que não custa nada responder a um elogio educamente, retribuir aquela curtida na foto da outra pessoa que sempre curte as suas ou elogiá-la também. 
Seguir de volta não é feio, retribuir um comentário também não. E disso pode até surgir uma amizade virtual bacana, o que convenhamos está escasso hoje em dia. Deve ser por isso que eu me decepcionei com muitas meninas ‘famosas’ na internet e já nem curto mais as fotos delas, porque sei que isso nunca será recíproco. Eu entendo que elas tem milhares de seguidores e ficaria praticamente impossível dar um retorno a cada uma das pessoas, mas o problema é que eu nunca vejo isso acontecer. Eu fico bem chateada quando comento em um blog e esse blog nunca me dá retorno, ou se eu sempre curto a foto de alguém no Instagram e essa pessoa nunca me diz obrigada e nem se quer dá uma olhada nas minhas fotos. Já se eu critico ou falo que não gostei de algo no look dela, aí sim me responde com todas as letras e isso me deixa extremamente decepcionada. 
Não se faz mais amizade na internet como antigamente. Antigamente eu me refiro a época do Orkut. Antes dávamos mais abertura a conhecer pessoas novas, eu tenho amizades até hoje desde aquela época, aliás a maioria dos amigos que tenho hoje conheci pela internet. 
Hoje parece que existe um bloqueio quando uma pessoa que você não conhece vem falar com você, e sinto isso principalmente entre as meninas ‘famosas’ e seus admiradores. Será que ser assim é uma forma de se proteger? Não sei, só sei que ser recíproco na minha visão é uma forma de ser bem educado e reciprocidade, como já é dito na foto que ilustra esse texto; é um dos sentimentos mais legais do mundo. 
Por isso sejamos recíprocos, aliás quem aí quer ser meu amigo?

47 comentários:

  1. Nossa, é verdade Váh. As pessoas estão muito insensíveis ultimamente. Acredito naquela máxima que "gentileza gera gentileza", mas parece que a maioria das pessoas não liga pra isso. Triste demais.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, muito importante essa interação, tanto virtual como fora das redes. Sim, quero ser sua amiga :) ♥
    Beijos
    http://www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  3. Vamos ser amigas! <3 Eu concordo com o que você disse, sempre vejo isso acontecer. Mas imagino que seja uma proteção (vai saber do que) e por causa disso, todo mundo acaba perdendo ótimas chances.

    Beijos!

    https://kledisse.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo totalmente, e estou sentindo que a blogosfera está mais quieta, só eu sinto isso?
    Eu me distanciei porque minha gatinha estava SUPER doente, não estava olhando nada, agora estou correndo responder todos os comentários. Mas não sinto que as pessoas fazem isso também.
    Fofa, vamos ser amigas hahaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  5. Váh, eu concordo com você em praticamente tudo, tenho percebido muito isso, principalmente quando as meninas já são mais famosas. Aqui em BSB mesmo é raro ver uma blogueira maior ajudar as outras, chato pq elas também já foram iniciantes um dia.
    Eu procuro sempre responder perguntas e retribuir no instagram. Aqui no blog é difícil responder todo mundo, não tenho tempo, passo de blog em blog comentando, prefiro.
    Ah, você me perguntou no outro post se só trabalho com o blog e sim, por enquanto sim. To estudando pra concursos mas ano que vem quero me dedicar mais ao blog, já estou vendo uma pós pra fazer relacionada â ele e outro curso. Ruim é conseguir o dinheiro pra bancar tudo isso hahah. E você? Sei que trabalha mas não sei com o que!

    beijo!
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  6. adorei o texto
    eu tento me policiar muito nesse sentido!
    e sempre responder, até pq isso faz parte da nossa educação neh?

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  7. As pessoas não sabem tratar a internet ainda como deveriam.
    Umas falam o que não devem, outras não fazem como deveria. E a maioria ganha a fama de chata que tu disse por não responder.
    Mas acho que as coisas estão mudando e logo mais veremos mais amor nessa internet toda
    Kisses

    ResponderExcluir
  8. Opa eu quero! Hahaha!!Eu super concordo nisto que você falou de que quando criticamos a pessoa responde na hora. Parece que só se importa com isso. Já que rebebe milhões de elogios quando vê alguém que não gosta já fica com raiva. Sei lá, eu gosto de interagir sabe de agradecer e retribuir acho que o legal é isso.
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com você eu acredito que gentileza gera gentileza e eu tento levar isso pra minha vida. Eu as vezes demoro pra responder devido a falta de tempo mas eu sempre tento retribuir as visitas e responder aos comentários no blog e canal, é algo que eu quero fazer sempre. Adorei o post!
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir
  10. Valéria, esse tema é muito complicado, na internet sou bem receosa com muita situação, claro que a maturidade me faz saber quem realmente merece do meu carinho e afeto, como você e quem realmente é interesseiro. Nesse mundo de blog, a maioria quer apenas crescer, fechar parceiras, para isso precisam ter visualizações e seguidores, isso considero chato demais. Resumindo, viver esta muito difícil. Ânimo menina! Beijo e boa semana.

    http://www.graziivs.com/
    Instagram: @GraziiVS
    Twitter: @GraziiVS
    Snapchat: GraziiVS

    ResponderExcluir
  11. Como aquela parte em que o pequeno Príncipe encontra a raposa e ela pede que cative-a.
    Isso é quase impossivel nos dias de hoje.
    Mas posso dizer que adoro seu espacinho e mesmo não te conhecendo, já me sinto próxima :3

    | Sorteio do livro Banksy |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  12. Palmas pro seu testo urrruu... concordo com tudo, hoje em dia ninguém agradece nada na internet, mas se você critica ai sim eles respondem e muito...Beijos
    http://modismodeluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Valéria, tudo bem?
    Em primeiro lugar, eu quero ser sua amiga! hahaha
    Segundo, concordo totalmente com você, tá muito difícil a comunicação com as pessoas ultimamente, estão muito fechadas, se acham, acabam sendo falsas só pra conseguir elogios, enfim, tá cada vez mais decepcionante conhecer alguém... O que devemos fazer hein? :(
    Beijos e adorei o texto!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não sei muito o que pensar sobre o assunto. Internet é complicado pq foi o que você falou: realmente você não sabe a expressão da pessoa falando aquilo, então as interpretações podem dar margem ao erro aí. Mas as coisas mudaram MUITO desde o Orkut também. Mas sei lá, eu por exemplo, desde o Orkut, eu cresci, casei, mudei de país, trabalho, tenho conta pra pagar e amigos para 'lidar'. Não sobra tempo pra ficar caçando amizade nova na internet. Entende? Às vezes não é por se achar ou qualquer coisa, é só falta de tempo mesmo.


    Beijinhos
    n. // Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse assunto é tão complicado. As coisas mudaram muito desde o nascimento do Orkut. Antes todo mundo queria fazer amigos, mas então surgiram os fakes e pessoas maldosas querendo se aproveitar. Então muita gente começou a ficar com um pouco de receio e medo. Talvez o medo fez as pessoas mudarem.
    Eu também nunca entendi porque blogueiras famosas só respondem comentários maldosos. Parece que dão mais importância pra isso. Algumas são tipo estrelas da globo. Eu nem acompanho muito e nem conheço a maioria das blogueiras famosas.
    Eu converso com todo mundo, seja na internet e até na rua. A minha mãe não gosta muito disso, mas nem ligo.
    E sim, podemos ser amigas, seja na internet ou em qualquer outro lugar. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com você em alguns pontos...Acho que as meninas "famosas" são mesmo um pouco mal educadas as vezes. Mas deve ser difícil responder todo mundo, né? Acho que algumas até tentam! Quanto às outras coisas, é tudo muito pessoal! Você não pode cobrar que uma pessoa curta suas fotos só porque você curtiu as dela, né? Eu acho que você tem que curtir o que você, de fato, achou legal e etc. Hoje em dia as pessoas estão tão preocupadas com as coisas do mundo virtual, que dão uma importância MUITO maior do que deveria...
    Enfim! Vamos ser amigas!!! Hahahahaha

    Um beijo!!
    http://www.blogaquelas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. What is this post mean? I wish I could understand, so that I can share my thoughts too :)

    ResponderExcluir
  18. verdade , já conheci algumas desse jeito !
    mas as vezes até pode não ser por culpa delas , são vaárias menninas que seguem que perguntam e talz
    bjuus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  19. Euuuu! <3
    Se tem uma coisa que me deixa feliz é, com certeza, quando tenho retorno depois de fazer comentários ou curtir algo que eu gostei e que sei que veio de uma pessoa com talento. Eu sou muito seletiva em questões de amizade, e acabo não ligando tanto se alguém não é recíproco comigo na internet, mas sei que as chances de eu voltar lá no blog/instagram/twitter, etc é quase zero. Gostei muito do seu texto, de verdade!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,Olá.
    Creio que não exista nada comparado ao sentimento de quando notamos que a pessoa está sendo reciproca com a gente. Mas infelizmente isso acontece raramente, e isso é uma das coisas que mais me magoa. Creio que,pelo menos comigo é assim, isso aconteça mais nas amizades. Você vai atras do amigo e tals, mas se parar de mandar mensagem sabe que o amigo nem se quer vem perguntar como você está. É realmente uma coisa que chatea muito!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. desabafos hahah nossa isso já rolou tanto comigo. blog desde 2011 (pasme quase nao tenho seguidores pelo tanto de tempo que me dedico mas enfim) teve uma epoca que um blog tinha acabado de começar e pediu afiliação, eu aceitei pq ne, queria ajudar a guria com o blog. Sei la, 1 mes a guria ja tinha 3 mil seguidores etals ficou famosinha e me esqueceu, nao retribuia mais os comentarios,me tirou da afiliação e eu fiquei wtf! Mas em compensação babava ovo das famosinhas. Deixei pra la.
    esses tempos deixei de comentar em uma porrada de blogs,nao pq eu so desejo retribuição, eu comentava pq gostava sim mas quando vemos que a pessoa nao da um minimo de atenção, a gente fica meio depre e deixa pra. No insta eu sempre curto foto de geral, mas deixei de seguir uma blogueira de la pois, ela curtia fotos das famosinhas mas esqueceu das outras... fico meio depre e vou deixando pra la.
    Isso ja rolou tanto mais tanto que ja ate perdi os calculos, ta falando muita reciprocidade e empatia.
    Antigamente ainda era melhor sabe, tinha mais amizade, a blogosfera antiga. No tempo de orkut como voce mesma disse, tenho algumas amigas daquele tempo atehoje, e do tempo que o blog era um lugar mais amável.Antigamente era mais facil ser reciproco de bom grado, as meninas blogavam por amor e tals, hoje em dia so por fama (nao que eu nao deseje tambem né, to nesse ramo 5 anos quase 6 mas atéagora... so no azar ç.ç) mas acho que devemos ter mais empatia tambem sabe...

    † Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir
  22. Ótimo texto, Val!
    Realmente está faltando uma reciprocidade no mundo! Também percebo isso no blog e nas redes sociais. É bem chato mesmo! :(

    Bjoss

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ótimo texto, ando incomodada com isso também, as pessoas estão cada vez piores, o que custa dizer um obrigada, de nada essas coisas, sempre dou o meu melhor, respondo todos os comentários, elogios, as vezes demoro mais faço questão de agradecer e ser reciproco sempre.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você! Falta e muita coisa.. :C
    beijos ❤
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. adorei o seu texto! concordo muito com você! sou daquela que acredita na frase: gentileza gera gentileza e hoje em dia isso tá cada dia mais dificil de se ver :/

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei do texto. Muitas pessoa dizem que sou uma pessoa fria sabe, mas é mais defesa. Talvez seja assim com as outras pessoas também, mas não podemos deixar de lado a educação. Jamais.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  27. Eu quero ser sua amiga, viu? haha adorei o texto e concordo muito! Acho super chato quando as pessoas simplesmente ficam indiferentes, poxa, o que custa agradecer? Ou retribuir o comentário? Não custa nada, e mesmo assim as pessoas não fazem, parece que só se importam com elas mesmas, sabe? Tá faltando reciprocidade e o pior é que nem é só no mundo virtual, no real isso também tá acontecendo cada vez mais...
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  28. O texto está muito bom!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  29. Eu quero ser sua amiga! Sei bem como é isso. A amizade tá lá super de boa e de repente a pessoa começa a ficar fria e a se irritar facilmente com você, sem motivo nenhum, e aí a amizade vai morrendo aos poucos até que nenhuma das duas pessoas tem importância uma pra outra. É triste quando isso acontece, pior que é na maioria das vezes né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Concordo com suas palavras, mas infelizmente nos dias atuais as pessoas estão seguindo uma linha mais "cada um por si".
    Quando você demonstra afeto e até mesmo faz ações que trará benefícios para o outro as pessoas ficam assustadas, receosas e surpresas. Acreditam que aquilo não pode ser verdade.

    Sempre gostei de ajudar, claro se eu puder e aquilo não vier a me prejudicar. Quando eu ajudo, não espero nada em troca, porém um simples rosto surpreso do outro já me ganha. Saber que pude mudar o pensamento de outra pessoa sobre ser bom, ajudar o outro me faz me sentir muito feliz.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Quero ser sua amiga \o/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  32. I do not use facebook anymore mainly because it does not feel right it is so pretentious. I just use page for blogging. In the real world it is also like that reciprocity is hard. You made me more depressed in your rant. We can be friends. Life is a bitch it is not fair <3
    Last Minute Sunday ~ Styleccentric Fashion'| Lets Connect ~ BLOGLOVIN | XOXO Alyssa

    ResponderExcluir
  33. Gata gatissima vc falou tudo, tem muita gente que elogio não responde agora critica pra ver só.
    Eu penso assim se não responde elogio pra que responder pessoas que não gostam de vc, então o que a pessoa quer e chamar atenção.
    E olha espero que não seja uma dessas que falou kkkkk
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  34. Adorei seu texto, Val! Reciprocidade é a chave para tudo! Concordo com tudo que você escreveu por aqui! As pessoas deviam encarar isso como uma forma de respeito, sabe? Retribuir é uma forma de respeito. Acho que as coisas seriam muito melhores na internet se isso existisse. Reciprocidade tem a ver com respeito, atenção e gentileza. É muito chato quando a gente está sempre comentando foto de blogueiras famosas, por exemplo (como você mencionou), querendo pelo menos uma respostinha genérica e não recebe nada. A gente, que não é tão conhecida, se esforça tanto para dar atenção ao máximo de leitores que pode, a gente tenta ser legal com as pessoas. É dessa forma que se cresce e tem um blog mais reconhecido, certo? Bom, talvez ela tenham sido assim quando eram como nós, e depois da fama, viram que não iam perder nada se não respondessem aos leitores. Não concordo com isso.
    Adorei seu texto. Passei a ignorar um pouco essas pessoas que não me dão atenção.

    bjsss
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca me canso de dizer que queria muito morar aí em Curitiba pra poder sair contigo, né? Então, né, quero ser sua amiga.
    Sobre o post, eu gostei do que falou porque sinto bem assim. Agora parece que o povo vive em uma redoma de vidro e não quer sair. Não retribuem elogios, comentários ou sequer ligam para os outros. Eu fico MUITO feliz quando comentam no blog ou seguem no insta, então acabo querendo "agradecer" retribuindo, sabe? E isso cria um vínculo legal.
    Não poderia concordar mais com suas palavras.
    Adorei.

    Beijos,
    Bi.

    – http://www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  36. Bate aqui amiga! Você disse tuuuudo! Ultimamente eu andei meio sumida por alguns probleminhas, mas to sempre interagindo em grupos no face, percebi que ultimamente a blogosfera está muito distante, mas vamos contornar essa situação! Se quiser uma amiga pode colar aqui! ahah

    um beeijo bonitaa ♥

    E aí, Bonita!

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente as pessoas parecem ter dificuldade para serem gentis e algumas se sentem superiores a todas. Gostei da forma como você abordou tudo isso em seu texto. bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  38. Nossa, concordo totalmente. Puxa, o que custa pras pessoas retribuir uma gentileza né? Só faria o dia delas e de quem mandou melhor ainda :(
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  39. Its so annoying how reciprocity is abandoned. Time will come that I would just give up and not care anymore.

    Everglow ~ Styleccentric Fashion' | BLOGLOVIN

    XOXO Alyssa

    ResponderExcluir
  40. Amei tudo que você disse e concordo com tudo. Eu conheci meu namorado e meus melhores amigos pela internet, e hoje em dia não consigo mais fazer nenhuma amizade assim. :(
    Acho que as famosas não fazem isso pra se proteger, até porque dá pra saber quem tá do outro lado da tela..
    Eu quero ser sua amigaaa!!! haha
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  41. falou tudo, as pessoas dizem "linda, maravilhosa" e não recebe nem obrigada que é questão de educação.. quantas mil vezes já vi gente perguntando de onde era um maldito batom e esssas vacas fingem que nem liga.. elas não ficam o dia todo na internet? então tem tempo sim senhor de responder seus fãs, fez o q fez para se tornar uma pessoa publica e agora não retribui quem colocou essa pessoa lá em cima.
    beijoss ;*
    ariisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Meu, que texto!
    Você falou exatamente tudo o que eu penso. Não existe reciprocidade na blogosfera (ou ao menos existe 5%). É uma droga, você faz de tudo pra se alargar com as pessoas, mas a maioria das blogueiras hoje são individualistas. Já conheci muitas na verdade que até eram recíprocas comigo, comentavam nas fotos e no blog, mas ganharam 2% de fama e simplesmente sumiram, nem falam mais comigo, só vejo correndo atrás das "famosinhas" Isso me enoja. Felizmente fiz muitas amigas legais aqui dentro e são poucas, mas prezo muito. Também tenho até hoje boas amizades do orkut <3 eu tinha fake no orkut (hahaha oi) e até hoje tenho amigos de lá quando a gente jogava, uma até tem blog e é só amor. Saudades dessa época também, em que as pessoas estavam interessadas em fazer verdadeiros amigos online.
    E aliás, eu quero sim ser sua amiga hahaha
    Beijos

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  43. Amei seu texto, sério. Você arrasou nas palavras. Espero que ele possa ter entrado de fato na cabeça de cada pessoa que leu e que possa fazer a diferença daqui pra frente, porque a situação tá critica mesmo e eu sei disso na pele. Parabéns por expor o assunto! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  44. Eu quero ser sua amiga!
    hahahaha eu super concordo com você, eu já cansei de comentar ou elogiar algumas pessoas, até mesmo em um grupo que eu participo na internet. Sempre falo o quanto eu gostei ou expresso a minha opinião e algumas sempre ignoram, nem se dão ao trabalho de responder, acho isso tão rídiculo. As vezes paro para observar algumas blogueiras mesmo com essas atitudes e tenha até um certo receio do que a fama pode causar.

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oi Valéria!
    Primeiro, que texto foi esse? Eu concordo com tudo o que você disse. Eu já tive muitos amigos virtuais, acabei perdendo contato com todos e fico magoada por isso. Era muito bom! Eu me sentia mais acolhida por eles do que pelos meus amigos que estavam a menos de um quilômetros de mim.
    Segundo, peço desculpas por nem sempre comentar os posts. Me sinto mal quando não faço isso, mas o problema é que mal tenho entrado no blog a não ser para postar. Prometo ser mais presente porque eu amo o seu blog e sempre que posso leio! :D
    Terceiro, sofro muito disso de reciprocidade. Às vezes eu considero muito a pessoa, mas ela não tá nem aí. Isso é muito ruim. Você acaba ficando sem graça e acaba afastando da pessoa. Já até cheguei a pensar que o problema estava em mim!
    Enfim, gostei bastante do seu post e fico muuuuito feliz que tenha ido visitar o meu blog! Peço desculpas pela vez que não respondi, como eu disse, ando entrando mal mal para postar. Mas após o seu texto, eu refleti e realmente eu tenho que começar a praticar muitas coisas, inclusive a reciprocidade! ❤️

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.