As pessoas falam "seja você mesmo", mas ninguém fala do quão difícil é você mostrar ao outro todas as suas versões e perceber que ninguém quer ficar. E quando digo mostrar sua versões, é colocar tudo na mesa, em pratos limpos, mostrar suas qualidades, defeitos, ser vulnerável demostrando suas fraquezas mais profundas, reconhecendo o que ainda precisa ser lapidado. Todos, repito, todos nós temos várias versões, ninguém é só bom, ou só ruim. E mesmo eu estando plenamente disposta à olhar todos os lados do outro com carinho, cuidado e paciência nunca é suficiente para que me olhem da mesma maneira.
Eu passei a vida toda tentando me aceitar, entendendo o meu jeitinho e me abraçando por ser assim. Antes que digam, não, esse texto não é um texto pra se vitimizar, é justamente o contrário. É um texto de amor à mim mesma. Como disse, passei a vida toda e vamos ser sinceros, acho que todos nós sempre estamos num eterno processo de se aceitar do jeito que se é, estamos sempre em busca do perdão de nós mesmos pelos erros cometidos, estamos sempre aprendendo a valorizar nossas conquistas e constantemente na luta de dizer genuinamente "poxa, eu sou legal pra caramba!"
Até hoje não conheci ninguém que tenha conseguido alcançar o patamar de 100% 'eu me amo'. Todos estamos no processo e, cara, é legal demais ter alguém do lado te incentivando, te mostrando o quanto você é massa e ficando feliz com cada progresso. E sem esquecer que durante todo esse progresso tem recaídas, tem tombos feios, joelhos ralados e chororô. Eu digo isso, porque eu me sinto assim quando participo da evolução de alguém que eu amo. É bom demais estar alí, tanto nos bons, quanto nos maus bocados.
Talvez eu só busque o mesmo de alguém.
O que quero dizer é que mesmo eu levando a vida toda pra me aceitar e me amar como sou, quando eu demonstro isso pra alguém e essa pessoa independente do tipo de relação; amizade, amor romântico, trabalho se afasta eu me questiono e isso de certa forma acaba comigo. Tenho a sensação de que o amor que eu sinto por mim, do amor que eu quero demonstrar aos outros nunca é suficiente para que escolham ficar. Fico com a sensação de que eu 'amo errado', mas como ser errado se o sentimento vem direto do coração?
Sempre me cobraram perfeição, me colocaram num pedestal, mas quando entendi que eu tô longe de ser assim, quando eu entendi que eu vou errar também e serei vulnerável, MUITO vulnerável e que eu me aceito justamente por ser imperfeita, as pessoas muitas vezes preferem se afastar. Fico pensando se o correto então é fingir ser outra pessoa apenas pra agradar... O fato é: quando a gente é a gente, as pessoas desistem da gente.
Eu acho que isso acontece mais porque hoje em dia as pessoas não tem mais paciência. Todo mundo quer as coisas fáceis e se sentir sempre bem e feliz. O que é impossível. Qualquer tipo de relacionamento exige dedicação das duas partes. E sinto que hoje ninguém quer ter esse tipo de trabalho. Muito mais fácil se distanciar. É uma pena, mas a parte boa é que quem fica, é porque é parceiro de verdade!
ResponderExcluirMuitas as pessoas mudam por causa dos outros, pra ela ser aceita, mas temos que ser nós mesmos, mesmo com defeitos, imperfeições, Valéria uma importante reflexão bjs.
ResponderExcluirLOL this is the best image to express this. I feel you I have always felt this way. Explains why i was a goth in teens and 20s.
ResponderExcluirAllie of
www.allienyc.com
Faz bastante tempo que não posta, mesmo tendo algumas postagens recentes.
ResponderExcluirEntendo muito bem o que queres dizer, as vezes vivo num limbo de extrema ansiedade porque as vezes é muito difícil conviver comigo mesma e amar cada versão minha mesmo que seja insuportável é complicado. Mas a cada dia tenho aprendido que estamos sempre evoluindo e nos tornando pessoas diferentes e nem todos irão aceitar isso. Já me cobrei muito por não ser o que as pessoas querem, e hoje em dia tento ser a minha melhor versão todos os dias, e ser o que eu espero, pois apenas a mim que importa.
https://dailysoh.blogspot.com/
Infelizmente nem todas as pessoas nos aceitam tal como nós somos... também tenho esse problema, apesar de já ter aprendido a viver melhor com isso! Talvez com o tempo fiquei mais fácil!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Disse tudo! Fico lembrando de quando me submeti a amizades que sempre tentavam mudar como sou. Tudo o que eu fazia estava errado, nunca nada era 100% bom. Que bom que me livrei!
ResponderExcluirHoje reflito bastante sobre isso, estou na época em que tenho menos amigos do que já tive em qualquer fase da vida e sou bem chata com quem deixo se aproximar de mim. Talvez porque poucas pessoas estão dispostas a nos aceitar 100% como somos, e quando deixamos qualquer um ter acesso a nós, a vida mostra que não é uma festa, né?
Estante da Pipoca
Sim! Você disse tudo. Eu poderia ter escrito esse texto.
ResponderExcluirInfelizmente é assim mesmo, Valéria. Já tem um tempo que percebo isso, e não gosto. Mas também acredito que tem uma coisa de não querer profundidade. Existem pessoas próximas, que vão nos chamar de amigas, mas querem uma relação superficial, não querem acompanhar as fases que vc mencionou. Quando percebo isso de alguém, mudo minha relação pra ser igual. Não quero mais sentir que dou 100% de mim numa amizade/relacionamento amoroso/familiar e a outra pessoa não dá nem metade disso, sabe?
Consigo fazer isso com todo mundo? Ainda não, às vezes aceito bem menos do que eu mereço, mas um passo de cada vez.
1bj pra vc
Oi Valéria, tudo bem? Compartilho desse sentimento que você colocou no seu texto, mas nem mesmo quando eu tentava não ser eu, as pessoas se afastavam. Hoje me assumi e não abro mão. Comigo, só sobrou a família. Não vivemos tão juntos quanto eu gostaria, ou quanto escrevo as relações dos personagens das minhas histórias, mas é o que eu tenho. Infelizmente ter sonhos que o dinheiro não compra é um caminho bem certo para a frustração. Espero que isso mude um dia e que consigamos encontrar mais apoio e amparo gratuito nas nossas vidas.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Olá, Val.
ResponderExcluirÉ muito cômodo para as pessoas fugirem quando a gente expõe como a gente é.
Ninguém é perfeito e a gente precisa aprender acolher as pessoas como elas são. Afinal, cada um sabe o peso das cruzes, complexos e dificuldades que enfrenta na vida.
Ninguém tem o direito de julgar ninguém pelas escolhas e atitudes, ninguém está dentro de você para saber o que você sente e sinceramente, hoje, eu não estou nem aí para quem não me aceita do jeito que eu sou seja em amizades e relacionamentos pessoais/corporativos.
Conte sempre com meu carinho e apoio. Fique bem.
Beijos,
Lulu on the sky
Unfortunately that's how life it. People don't take time to get to know each other on a deeper level and get angry when they see you as who you are and not who they expect you to be.
ResponderExcluirAnnie,
Annies Food Diary
Concordo plenamente com o texto. Mas é muito bom a gente ser quem a gente é, com falhas, acertos, sem filtros.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
This hit deep. Being real shouldn't feel like a risk, but somehow it does. We all say we want honesty and depth, but when it shows up raw and unfiltered, most run. It’s wild how being fully yourself—flawed, beautiful, trying—can feel lonelier than pretending. You’re not loving wrong. You’re loving fully, and that scares people who haven’t dared to face their own layers. Keep being you. The right ones won’t flinch.
ResponderExcluirhttps://www.melodyjacob.com/2025/07/the-cheese-cure-my-review-finding-more.html
Acho que muita gente passa por esse momento de aceitação.
ResponderExcluirEu sempre mostrei quem eu sou e sei que tive amizades na minha vida que não era pra ser, tem amizades que são superficiais para o outro lado mesmo você estando ali e se doando. Eu agradeço o livramento dos que se foram porque não acrescentariam nada na minha vida hoje. E minha família ama o meu jeito mesmo eu sendo insuportável em alguns lados meu, eles entendem e respeitam o meu espaço, minhas melhores amigas também que são só 2 pessoas. Então me sinto bem sendo eu mesma. Espero que você não precise fingir mais e que se sinta assim em breve, bem e que fiquem só os que aceitarem a pessoa que você realmente é..
Beijos!!
https://www.pamlepletier.com/
Me gusta ser la oveja negra ;)
ResponderExcluirI completely understand where you are coming from. That feeling of not being understood or accepted for who you truly are.
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Accepting of yourself is coming with years and depends from us, our parents, and people around. It's a process , not easy process.
ResponderExcluirbest regards
Karo
Como dizem por aí, nenhuma experiência é única né ?
ResponderExcluirEu tenho aprendido que somos seres individuais, e não tenho que ficar me abrindo para todos, porque é exatamente isso, no fim a nossa mente entra em completo questionamento.
Por isso é importante, nos conhecermos, e amarmos a nossa própria companhia, pois no fim, somos nós por nós mesmos ♡
Meu blog : www.blogresenhandoju.blogspot.com
Oi, Valéria!
ResponderExcluirEu tenho pensado muito sobre toda essa questão de a gente ser quem a gente é nos últimos meses, sabe? Tenho aula de francês com uma amiga dos tempos do colégio, e faço curso junto com outra amiga que conheço há menos tempo, e um dia conversando sobre adolescência essa que é compõe a turma junto comigo comentou sobre ser uma fase onde a gente tenta se encaixar, que é difícil e por isso performamos alguém que não somos. A amiga-professora então disse "a Luly não, ela preferia ser excluída e não ser ela mesma desde que eu a conheço, quando a gente era adolescente!" e isso causou essa reflexão.
A real é que dizem que performar o que os outros esperam é difícil, mas a real é que ser quem a gente é, nossa, é MUITO MAIS! Porque a pessoa que os outros querem que a gente seja tá pronta, sabe? É só seguir o roteiro. Mas ser quem nós somos e, mais que isso, quem a gente QUER SER, exige que a gente se torne essa pessoa - e como dá trabalho!
Não sei se ficou confuso, hahaha, mas em resumo quero dizer que você encare essa dificuldade e seja você!
O mais importante é estarmos bem connosco, pois no final é só o que sobra!
ResponderExcluirMe identifiquei tanto com o seu desabafo! As pessoas dizem para a gente se abrir, compartilhar nossas emoções, e quando fazemos isso, elas não sabem lidar :(
ResponderExcluirEu sei que não é muito o seu gênero musical, mas a Taylor Swift escreveu uma música que resume mais ou menos essa sensação, e eu gosto muito dela pq me identifico muito, ela diz assim: "quem poderia me deixar, mas quem poderia ficar?"