Cães de Guerra - Força Aérea Brasileira - Cindacta II - Curitiba

em 6 de dezembro de 2023


Hey! 

Hoje é dia compartilhar uma experiência muito legal que tive recentemente: visitar e conhecer mais sobre os cães de guerra que estão no Cindacta II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).

Para início de conversa, até surgir essa oportunidade, eu nunca tinha parado pra pensar que existem cães de guerra que de fato são treinados para caso isso venha acontecer ou para ajudar em situações menos graves, mas que quando se tem um cão treinado tudo colabora para que se tenha uma melhor solução.

Uma das primeiras coisas que ao chegar na FAB, o pessoal nos explicou, é que existe muito preconceito com esse tipo de trabalho. As pessoas por algum motivo acham que os animais são maltratados ou até mesmo viciados em droga! Isso tudo é mentira, eu mesma pude ver que os cachorros são tratados muito bem. Eu particularmente acho péssimo e não concordo quando um animal é tratado como gente, afinal é um animal e não uma pessoa. Pet não é filho!

Lá os cães recebem uma das melhores rações que existem no mercado, tem acesso à vacinas e a cuidados com o veterinário regularmente, ficam num canil limpinho e espaçoso, são treinados, mas para eles é como se tudo fosse uma grande brincadeira e claro recebem muito carinho dos seus tutores.

Os cães ajudam na busca de entorpecentes, na revista de bagagens e cargas nas aeronaves que decolam das Organizações Militares da FAB. Os militares capacitados nos cursos de Adestrador de Cães de Guerra e de Adestrador de Cães de Faro e no Estágio de Condutor de Cães de Guerra são responsáveis pelo trabalho com os animais. 

A raça predominante usada na FAB é o Pastor Belga Malinois, mas existem também o Pastor Alemão e o Rottweiler, entre outras. A Força Aérea Brasileira possui, no momento, 178 cães adestrados ou em processo de adestramento, todos treinados nos Grupos de Segurança e Defesa pelos militares que se formaram nos cursos de adestradores.

Os cães permanecem em atividade até completarem oito anos, quando sua capacidade de atuação passa a ser minimizada. Após esse período eles são doados para os próprios condutores, caso desejem. 

Também existe uma iniciativa muito bacana; o PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Tem por finalidade promover a valorização da pessoa, fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
As crianças que visitam o Cindacta fazem várias atividades com os cães, além de assistir a um "show dog". Uma ação muito legal, onde é nítido perceber que os militares ficam muito felizes com essa oportunidade.

Enfim, depois dessa explicação recomendo vocês assistirem esse vídeo 👇🏻 até o final hehe, porque tem uma cena minha muito legal. Recomendo!




Soldado Bruno e sua cão, Judy! 
Inclusive a Judy é muitoo fofa e carinhosa 😍



Não lembro o nome desse cão, mas ele era bem bravo e ver essa simulação de contenção foi muito legal e um pouquinho assustadora haha!












😂😂


Ração da melhor qualidade para os doguinhos!



O canil propriamente dito.








Uma experiência sensacional, eu amei demais esse dia e essa oportunidade. Caso queiram saber ainda mais sobre os cães de guerra, leiam esse post, que no caso foi o material que produzimos e ficou muito bacana! :)

Obrigada pessoal e até o próximo post! 😘

11 comentários:

  1. Aah, os doggo queridos!! Adorei o militar fingindo sofrimento e depois "blééé" hahahaha (e o cachorro diligentemente mantendo a mordida pra merecer petisquinho depois). Os militares tratam os animais melhor do que muitos tutores. É muito legal ver como o cachorro é obediente mas têm um vínculo de carinho com o responsável.
    Vou assistir ao vídeo, estou curiosa com a cena final hehehe

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha os cachorros!! E eles parecem ser super bem tratados mesmo. Adorei o vídeo! ♥

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma experiencia bem louca :) Boas fotos
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que experiência gira! Adorava experimentar :)

    ResponderExcluir
  5. Que passeio diferentão! Só você mesmo! Eu AMO doguinhos e também não gosto muito dessa ideia de tratá-los como se fossem pessoas não. Sou do time todo amor e carinho do mundo, muito conforto e respeito aos instintos deles. Meus cachorros, por exemplo, adoravam dormir perto da porta, instinto de proteção. A cama deles poderia estar no lugar que fosse que os mini queridos se acomodavam perto da porta, então o melhor era deixar que eles ficassem lá com conforto e aquecidos.

    Com certeza se um dia eu passar por Curitiba te mando mensagem pra gente se encontrar. E se por acaso você vier em Juiz de Fora, não deixe de falar comigo! (Não tem lá muita coisa interessante pra te mostras, mas vou gostar da companhia).

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive curiosidade para conhecer e ver como são tratados.
    Eles tem um papel muito importante no dia-a-dia, por isso me preocupava muito esses treinamentos. Fico feliz que a experiência foi positiva e você pode acompanhar todo o processo de pertinho =)

    ResponderExcluir
  7. Achei super interessante, eu mesma só vi em filme, séries ou no youtube.
    Que bom que eles são muito bem tratados.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  8. Os cachorros são os melhores amigos do homem. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Que legal Val! Gosto muito de cachorro e eu adoraria ter a experiência de conhecer um lugar como esse.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Assumo que crio meus gatos como dois filhos mimados demais, amo demais bichos e essa experiência tem cara de ser incrível demais, já quero, mas ia agarrar os dogs assumo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bacana! Parece que foi uma experiência muito legal, achei bem interessante.
    E são super bonitos os cãezinhos ♥

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.