Diário de Viagem - Cracóvia, Polônia - Parte 6

em 16 de novembro de 2016


Chegamos a parte final deste diário de viagem Cracóvia. Calma gente ainda teremos mais um sobre Amsterdã em breve :)
Cracóvia realmente me conquistou, talvez não tanto quando Varsóvia, mas deixou aquele gostinho de quero mais sabe? Faltaram muitos lugares para visitar e eu espero conseguir voltar um dia para conhecer estes lugares e rever essa cidade medieval e linda. 
Ah, se você ainda não viu o vídeo que gravei por lá, veja agora!



No dia 31 de julho aconteceu a Missa de Envio, ou seja o encerramento da Jornada Mundial da Juventude 2016. Essa missa aconteceu no Campus Misericordiae ou Campo da Misericórdia.
Em Brzegi, próximo a Wieliczka, uma área com mais de 200 hectares foi preparada para a realização de dois Atos Centrais, em 30 de julho a Vigília noturna com o Papa Francisco e no dia 31 de julho, a Missa de Envio como já mencionei. 
Próximo ao Campus foi criado o Centro Comunitário "Misericordiae", no qual idosos e pessoas com necessidades especiais podem contar com o apoio e cuidado, como tratamentos terapêuticos para melhorar a saúde. Este Centro foi consagrado pelo Papa Francisco e agora é administrado pelos Caritas. O Sino da Misericórdia que soou pela primeira vez na acolhida do Papa, foi colocado bem ao lado do Centro.
Outra obra neste lugar foi o Centro de Logística "Pão da Misericórdia", no qual os Caritas irão armazenar alimentos para doar aos mais necessitados.
Essas obras de misericórdia se tornarão uma marca permanente e ao mesmo tempo um símbolo significativo do encontro dos jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco.


Foto desfocada, mas gostei.


No sábado aconteceu a vigília para este Campus; eu, minha mãe e mais duas senhoras não fomos, pois seria cansativo demais. Eram quilômetros a serem enfrentados, um verdadeiro sacrifício. Preferimos ir no domingo cedo de carro até onde foi permitido e aí sim fomos a pé até o Campus. E olha que mesmo indo gentilmente de carona ainda tivemos que andar um bom pedaço até chegar no local.


Claro que ficamos longeeeeee do Papa dessa vez. Nem conseguíamos ver o Altar, só por telão... Mas já valeu a pena. O foda mesmo foi o sol, estava extremante calor e o sol era muito, muito forte. Várias pessoas se queimaram, voluntários entregando água (principalmente com gás) a todo instante e não tínhamos lugar algum pra se proteger. O jeito foi colocar blusas, toalhas e o que cada um tinha na cabeça para evitar aquele sol. 
Como a maioria do pessoal tinha passado a noite no local, cada grupo de pessoas tinha barracas, mas não rolava ficar dentro pois era abafado e estava acontecendo a missa...


Enfim, foi um verdadeiro sacrifício. Não vi ninguém passando mal, mas teve gente que dormiu de tanto cansaço e acabou por nem ver nada da missa de enceramento. Foi bem complicado e sofrido.





Percebam o azul do céu, era um sol europeu extremamente forte!


No final ainda tivemos que caminhar até conseguir pegar um ônibus, aliás graças á Deus conseguimos pegar este ônibus que nos levou até o centro de Cracóvia. A maioria das pessoas não conseguiram pegar ônibus ou trem e tiveram que enfrentar a dura e exaustante caminhada...



Passado o sacrifício do domingo, dia 31 de julho era hora de turistar mais um pouco.  No dia seguinte reunimos um grupinho de pessoas e fomos conhecer o Castelo Real de Wawel, mais igrejas que encontrávamos pelo caminho e andar por outros cantos da cidade, afinal estava quase na hora de voltar pra casa, cada minuto tinha que ser muito bem aproveitado.



Verdadeira turista haha!


Kurytyba ou Curitiba está á 11.500 km de distância da Polônia! Sim, essa placa existe mesmo e ficamos encantados quando a vimos! Deve ser porque Curitiba tem uma grande quantidade de polacos e descendentes. Achei o máximo! <3




Mamãe admirando o Rio Vístula. Visual deslumbrante! 



O Castelo Real de Wawel em Cracóvia, é uma das residências renascentistas mais magníficas da Europa Central, foi construído para Sigismundo I, o penúltimo rei polaco.
Erguido numa pequena colina na margem esquerda do rio Vístula, o complexo de Wawel, inclui o castelo que foi residência oficial dos reis polacos até o século XVII e a catedral gótica onde estes eram coroados. Sobreviveu praticamente sem danos á Segunda Guerra Mundial.
Além do Castelo também tem a Catedral de Santo Estanislau e São Venceslau, é uma das igrejas mais importantes da Polônia com mais de mil anos de história. A atual catedral foi construída entre 1320 e 1364, mas existiram duas igrejas mais antigas no local (cerca de 1038) das quais ainda existem vestígios.
A capela também guarda o corpo dos reis Sigismundo I e II, e o mausoléu de Santo Estanislau. Aqui também estão os restos de 39 dos 45 monarcas do país e também alguns heróis nacionais, como Tadeusz Kosciuszko, e poetas, como Adam Mickiewicz.






Parece aquelas casas que a gente vê no Tumblr.


Lindo <3
Ah, uma coisa legal é que existe uma fábrica de doces chamada Wavel em Cracóvia, aliás doces deliciosos!


Este é o ingresso que compramos para termos acesso ao interior do Castelo e da Catedral. Na verdade não tinha muita coisa pra ver, era mais túmulos do que qualquer outra coisa...
Mas dando uma pesquisada, vi que no interior do Castelo se pode notar a pompa real; chão de mármore, tapeçarias persas e da Flandres, mobília francesa e quadros representando os diversos reis e rainhas. Não aprestei muita atenção nisso haha...
Bom, uma coisa interessante é que subimos na torre do castelo, lá se encontra o Sino de Sigismundo que é o maior da Polônia. Foi feito em 1520, pesa quase 11 toneladas e tem mais de 2 metros de diâmetro. São precisos de oito a doze homens para o fazer tocar, o que só acontece nas ocasiões mais importantes, como a eleição de um Papa ou o início e fim de uma guerra. Nessas alturas segundo se diz pode ser ouvido até 50 km de distância. 
Infelizmente não tirei foto do sino, mas é realmente enorme e dá medo de ficar em baixo dele haha! Mas se você ficou curioso pra ver esse sino, é só clicar aqui.


O Pátio do Castelo. O palácio de quatro alas, construído entre 1502 e 1536 foi desenhado pelos arquitetos italianos Francesco Fiorentino e Bartolomeo Berrecci. Depois de a corte real ter sido transferida de Cracóvia para Varsóvia, o palácio foi negligenciado e chegou a servir como quartel militar. No início do séc XX, foi entregue á cidade que o restaurou e transformou em museu.



E isso é tudo pessoal, este foi meu Diário de Viagem - Cracóvia! Uma cidade cheia e história, fé e que já está na minha lista de "lugares para voltar" hahaha. Enfim, obrigada á todos que leram e acompanharam os post sobre essa incrível aventura. Logo eu volto contando sobre a minha rápida passagem por Amsterdã. 
Beijos ♥

26 comentários:

  1. Great post, oh so you've been in Cracow for something we call "ŚDM" and it's world's young day or something like that. A lot of my friends took a part in it :)

    ResponderExcluir
  2. Que missa maravilhosa, avho que foi inesquecivel. Que viagem em? Que sonho... rs Beijos♥

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Vc foi para a jornada ver o Papa!
    Deve ter sido uma experiência incrível!
    Minhas amigas do Paraná foram quando ele esteve aqui no Brasil!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderExcluir
  4. Adoro os seus diários de viagem, ooh lugar lindo! haha
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lá vem você e essas foto incríveis, né? Estou amando acompanhar um pouco mais da sua viagem. Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  6. Ai que fotos lindas, queria tanto viajar pra fora do país pena que não é possível.. POR ENQUANTO! Sua mãe é tão fofa :D
    Beijos
    https://daniellaalessandra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei as suas fotos. Cada lugar incrível. Gostei do jeito que eles escrevem Curitiba. A foto desfocada ficou linda. Vou aguardar os post sobre Amsterdã.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Fotos lindas mesmo! To muito ansiosa pela parte de Amsterdã também *----* Minha mãe foi pra lá há uns anos e até hoje fala bem!
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  9. Nice post, u r so pretty girl !!
    New post - http://www.sapphireziva.com/2016/11/vest-ern.html

    I followed ur blog, hope you do that too !!
    xo, kanchan

    ResponderExcluir
  10. A cada diário de viagem eu fico mais encantada, nossa essa parte da viagem deve ter sido a mais 'trabalhosa', mas acho que como havia um objetivo maior valeu a pena
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa placa!!
    Que lindo esse lugar! As fotos estão maravilhosas!!


    http://www.blogcarolnm.com.b

    ResponderExcluir
  12. quanta gente! esse dia deve ter sido super cansativo mesmo :O

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  13. Adorei as plaquinhas, muitas em um poste só! haha
    A foto desfocada ficou legal, gostei!

    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires
    Instagram: @oxi.falei

    ResponderExcluir
  14. maravilhoso poder me sentir viajando com vc!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Ai essa cidade é muito linda mesmo!! Parece mesmo medieval. Amei as fotos!! Fiquei curiosa pra ver os doces daquela loja kkk
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  16. Eu vi a foto do sino, que gigante *.* adorei, a Polônia é linda <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com calor só de ler o relato da missa.....já imaginando aquele sol queimando!!!

    Lindo o castelo....e lindas fotos =)

    Viagens maravilhosas sempre entram na lista de "lugares para voltar" rsrs..

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. All of the pictures are amazing!

    xo
    www.carinavardie.com

    ResponderExcluir
  19. Quero tanto conhecer a Polónia, deve ser incrivel! *
    Gostei muito do seu blog e já estou a seguir, espero por voce no meu :D
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  20. Fotos para fazer inveja haha! Adorei as placas! E que linda como sempre! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  21. Que incrível! Amei conhecer melhor como foi a JMJ pelos seus posts!
    Imagino como deve ser bem difícil chegar perto do papa né?! <3 meu sonho! hehe
    Amei as fotos, as histórias você tava linda e sua mamys também!!!

    ResponderExcluir
  22. Realmente parece foto de tumblr! Que lugar lindo... parece que vai sair uma fada ou uma princesa de um destes lugares!
    Deve ter sido fantástico assistir uma missa do Papa... que bacana! :D

    *Como assim você foi assistir a missa com essa camiseta? Hahaha!


    Beijo!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    HAHA realmente parecem as casas do Tumblr, e achei lindas.
    E o castelo! SOS
    Seu cabelo ta tão lindo ♥

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  24. OOOOOOOOOI menina do cabelo lindo *-*

    aaaai, que máximo chegar nessas plaquinhas e ver algo relacionado ao país <3 deve ser bem emocionante, né? Kurytyba. Grafia estranha,mas a intenção é a que vale HAHAHA <3

    acho o Papa Francisco muito simpático. Queria um dia ter oportunidade de vê-lo também, mesmo que de longe :B

    e adorei a foto desfocada ali,viu?

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  25. Quem me dera tirar fotos como tu! <3

    ResponderExcluir
  26. Ahh que legal, queria ter ido nessa Jornada! Fui na JMJ de 2013 no Rio, fui muito maneiro hahah
    Adorei as fotos! E que amor aquele prédio tumblr hahsuahsuas bjs

    ResponderExcluir

© Hey I'm With The Band | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.